RSS
Notícias
Comentários

Aldo Demarchi incentiva jovens a se interessarem pelo trabalho parlamentar (arquivo pessoal)

A Assembleia Legislativa de São Paulo divulgou nesta segunda-feira, 20/10, a lista dos 94 candidatos selecionados para a edição de 2014 do Parlamento Jovem. “Rio Claro conseguiu um feito inédito ao incluir quatro estudantes no programa”, comemora o deputado Aldo Demarchi, um dos responsáveis pela instituição do Parlamento Jovem há 15 anos. Os escolhidos foram Jennifer Teixeira (Natureza), do Centro Educacional Sesi, Matheus Viotto (Educação), do Colégio Puríssimo Coração de Maria, Sabryna Araújo (Educação), da Escola Estadual Prof. Michel Antonio Alem, e Vinicius Silva (Defesa do Consumidor), do Colégio Claretiano
O tema predominante dos projetos de lei selecionados foi Educação, com 33 propostas. Em seguida, foram destacados pelos estudantes os assuntos: Natureza (17 PLs), Saúde (8), Cultura (7), Direitos Humanos e Segurança Pública (ambos com 6), Defesa do Consumidor (5), Agricultura, Emprego e Esportes (3 cada), Habitação (2) e Juventude (1).
Participam do Parlamento Jovem deste ano 94 alunos do ensino fundamental. As atividades começam na quinta-feira, 6/11, às 10 horas, com o credenciamento no hotel onde os adolescentes ficarão hospedados. Após o almoço, seguem até a Assembleia para conversar com os deputados e receber instruções sobre a sessão plenária.
A sessão do Parlamento Jovem tem a duração de um dia inteiro. Inicia às 10 horas de sexta-feira, 7/11, com a diplomação e posse dos deputados, eleição da Mesa Diretora dos trabalhos (presidente, vice-presidente, 1º e 2º secretários) e discussão e votação dos projetos até às 18 horas aproximadamente, com intervalo para almoço.
Deputados por um dia
Instituído em 1999 por meio de Resolução, o Parlamento Jovem tem por objetivo oferecer a estudantes a experiência no exercício de mandatos parlamentares como contribuição à sua formação em cidadania e democracia. A cada ano, alternam-se alunos do ensino fundamental e médio, na oportunidade de participarem de um dia do Legislativo, apresentando projetos por eles elaborados a fim de que compreendam melhor as funções desse poder.
A seleção é realizada por meio de projetos, levando em conta o respeito à forma que regimentalmente deve ter um projeto de lei, a correção gramatical, a concisão, a clareza, a pertinência relativa a cada partido, sua originalidade e condições de aplicação efetiva.

Viagem de treinamento de policiais foi tema da audiência

O deputado estadual Aldo Demarchi e o vereador Juninho da Padaria (líder do Democratas na Câmara de Rio Claro) acompanharam na última quarta-feira (15) integrantes das Comissões do Curso Superior de Polícia em audiência com o secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira. Na reunião, foi apresentado o projeto para viagem de estudo comparado, que normalmente ocorre durante o curso e deverá ter como destino a cidade de Nova Iorque, onde os policiais militares e civis conhecerão detalhes do Detecta, sistema de monitoramento em fase de implantação no Estado de São Paulo.
Segundo o deputado, o secretário manifestou interesse pela iniciativa e conheceu detalhes referentes às visitas, período, número de participantes, custos e verbas disponíveis no Fundo de Investimento em Segurança Pública (FISP). Grella Vieira se comprometeu a levar a proposta ao governador Geraldo Alckmin, a quem caberá autorizar a viagem por meio de uma decisão político-administrativa.
“No âmbito da Assembleia Legislativa, também intercederemos perante o governador para destacar a importância desse treinamento. Entendo que o trabalho científico do aparato policial é cada vez mais decisivo no combate à criminalidade”, afirma o deputado.
Estiveram na audiência como representantes da Polícia Civil os delegados Adriana Haidê Assari Nevoeiro (DISE-Rio Claro), Charles Winston de Oliveira (Seccional de Jales), Luis Fernando Camargo da Cunha Lima (DECADE) e José Henrique Ventura (Deinter 9). Por sua vez, a Polícia Militar foi representada pelos majores Fabiano de Almeida Serpa (Chefe da Divisão de Pós-Graduação de Oficiais da Academia do Barro Branco), Valdir Pavão (Corpo de Bombeiros) e Robinson Cabral de Oliveira  (Chefe da Assessoria Militar da Procuradoria de Justiça).

Aldo Demarchi (à direita), durante visita ao Museu do Eucalipto

O deputado Aldo Demarchi acompanhou na última terça-feira (14) o inventariante da extinta Rede Ferroviária Federal S/A, Manoel Geraldo Costa, em visita à Floresta Estadual Navarro de Andrade. Ao lado do ex-prefeito de Santa Gertrudes, João Carlos Vitte, o deputado e o inventariante estiveram no Museu do Eucalipto, que em 2016 completará 100 anos de existência.

Confiante, Aldo Demarchi votou em Rio Claro

Com 92.775 votos, o deputado estadual Aldo Demarchi (Democratas) foi reeleito para o sexto mandato consecutivo na Assembleia Legislativa de São Paulo. “Não se trata de uma conquista pessoal, mas da nossa equipe de trabalho, dos nossos familiares, de todos que nos apoiaram e, principalmente, daqueles que nos honraram com o voto e a confiança”, declarou Demarchi no encerramento da apuração. Ele dedicou a vitória a Sebastião Fuzaro, falecido no início de setembro e que foi seu motorista durante os últimos vinte anos.
Técnico industrial e administrador de empresas, Aldo Demarchi ingressou na política em 1976, quando conseguiu uma cadeira na Câmara Municipal de Rio Claro. Chegou à presidência da edilidade em 1982 e exerceu o cargo de prefeito. Em 1992, foi eleito vice-prefeito, comandou novamente a Prefeitura por cerca de doze meses e, em 1994, chegou à Assembleia Legislativa com 27.789 votos. A partir daí, além de manter a base na região de Rio Claro, ampliou gradativamente a lista de municípios onde atua, o que assegurou consecutivas reeleições e votações crescentes. Foram 53.702 votos em 1998, 55.995 em 2002, 70.880 em 2007 e 86.672 em 2010 até chegar aos quase 93.000 de agora.
“Um dos prováveis motivos para essa trajetória de sucesso talvez esteja na preocupação de assumir apenas compromissos que eu possa cumprir”, avalia o deputado, que afirma ter herdado essa regra de conduta do pai, Isidoro Demarchi, homem de múltiplas habilidades, que foi ator, empresário do setor ceramista, dono de farmácia e vereador por diversas legislaturas em Santa Gertrudes. “Também aprendi com ele que nessa vida o que importa são as amizades e as ações que praticamos em benefício da comunidade”, complementa Aldo Demarchi.

Aloysio Nunes será recebido pelo deputado estadual Aldo Demarchi

O senador Aloysio Nunes (PSDB), candidato a vice-presidente da República na chapa de Aécio Neves, confirmou visita a Rio Claro nesta terça-feira, (09/09), a partir das 10h30. Segundo o deputado estadual Aldo Demarchi (DEM), o senador será recebido por simpatizantes no Jardim Público e participará de caminhada pela rua 3, principal artéria comercial do centro da cidade.

Aldo Demarchi iniciou agenda no domingo em Santa Gertrudes

Aldo e Rodrigo participaram de reunião em Porto Ferreira

Rodrigo Garcia conversa com apoiadores em Capivari

O deputado estadual Aldo Demarchi reuniu no último domingo (31/08) em Santa Gertrudes lideranças políticas e comunitárias locais e das cidades de Ipeúna, Charqueada, Santa Maria da Serra, Santa Cruz Conceição, Engenheiro Coelho, Analândia e Rio Claro. Ele reafirmou o compromisso de apoiar a criação e ampliação de programas de largo alcance social como Poupatempo, Bom Prato, AME e Creche-Escola. “Também continuaremos a defender a realização de obras de melhorias, conservação e duplicação em rodovias, a exemplo do que fizemos na SP-127, que liga Rio Claro a Piracicaba, e do que será realizado na SP-316, ligação entre Rio Claro, Santa Gertrudes e Cordeirópolis”, destacou Aldo Demarchi.
Sempre acompanhado pelo deputado federal Rodrigo Garcia, após a reunião de trabalho em Santa Gertrudes, ele cumpriu agendas em Porto Ferreira e Capivari. Nos dois municípios, Aldo e Rodrigo participaram de encontros organizados por correligionários e simpatizantes das duas candidaturas.

Deverão ser realizados 50 atendimentos diários

Depois de passar por dez cidades, a “Carreta da Mamografia” chega a Rio Claro nesta sexta-feira para realizar exames nas mulheres do município e da região. A informação foi divulgada pelo deputado estadual Aldo Demarchi, responsável pela inclusão de Rio Claro no programa do Governo do Estado depois de audiência com o secretário de Saúde, David Uip. Também participaram da reunião José Domingos de Almeida, integrante da Pastoral da Saúde, e Cesar Borgi, representante na Diocese de Piracicaba do Conselho Nacional do Laicato do Brasil.  “Considero essa conquista muito importante, pois o câncer de mama é uma doença grave que deve ser combatida por meio da prevenção”, comenta o deputado, que apresentou o pedido a partir de uma solicitação da Pastoral.

Para as mulheres entre 50 e 69 anos de idade, não há necessidade de pedido médico de mamografia para a realização do exame na unidade móvel, que ficará durante pelo menos 15 dias no páteo da Igreja do Bom Jesus, na Avenida da Saudade, entre ruas 11 e 12, Consolação. Pacientes fora dessa faixa etária também poderão realizar os exames, mas desde que tenham em mãos um pedido médico, que pode ter sido emitido tanto pela rede pública quanto particular. “Acredito que a demanda reprimida para esse tipo de procedimento será atendida praticamente na totalidade”, observa Aldo Demarchi.

A carreta possui 15 metros de comprimento, 4,10 metros de altura e, quando aberta, 4,90 metros de largura. Além de mamógrafo, cada veículo é equipado com aparelho de ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antena de satélite, computadores, mobiliários e sanitários. As unidades móveis de mamografia contam com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista.

“A previsão é de que as quatro unidades móveis da Secretaria da Saúde realizem cerca de 60 mil mamografias por ano. No total, o investimento do governo do Estado é de R$ 14 milhões”, destaca o deputado Aldo Demarchi.

O atendimento acontecerá de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h, e aos sábados, das 9h às 13h. As imagens captadas pelos mamógrafos serão encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), serviço da Secretaria que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado sairá em até 48 horas após a realização do exame.


Aldo Demarchi recebe abaixo-assinado de Antonio Andrea Zanfelício

Deputado Aldo Demarchi entrega documento ao Coronel Figueiredo

O deputado estadual Aldo Demarchi participou nesta quinta-feira (17), em Piracicaba, da cerimônia oficial de posse do Coronel Humberto Gouvêa Figueiredo à frente do Comando de Policiamento de Área 9 da Polícia Militar. Ele aproveitou a ocasião para entregar ao novo comandante regional da PM abaixo-assinado elaborado pela Associação Comercial e Industrial de Santa Gertrudes (ACISG) onde são solicitadas melhorias na área de Segurança Pública. Segundo o documento que recebeu do presidente da entidade, Antonio Andrea Zanfelício, existe uma grande preocupação dos comerciantes e da população em geral em decorrência do elevado número de furtos e roubos no Município.
Os responsáveis pela iniciativa lembram que o Destacamento da Polícia Militar local foi transformado em Pelotão. Alegam, porém, que essa mudança ainda não apresentou efeitos práticos, principalmente no que se refere à ampliação dos recursos humanos e materiais.

A falta de vagas na rede hoteleira de Rio Claro por causa do 21º Campeonato Mundial de Balonismo, que será realizado entre os dias 17 e 25 deste mês, transferiu a vinda da “Carreta da Mamografia” ao município para o início de agosto. Segundo a assessoria de comunicação do deputado estadual Aldo Demarchi e a Pastoral da Saúde, os responsáveis pelo serviço não conseguiram acomodações para os integrantes da equipe que realiza os exames. Também ficou definido que o atendimento deverá acontecer no páteo da Igreja da Boa Morte, na rua 10, entre avenidas 7 e 9, pois o espaço reservado anteriormente na Igreja do Bom Jesus não poderá ser ocupado em agosto.
Integrante do programa “Mulheres de Peito”, da Secretaria de Saúde do Estado, a carreta possui 15 metros de comprimento, 4,10 metros de altura e, quando aberta, 4,90 metros de largura. Além de mamógrafo, cada veículo é equipado com aparelho de ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antena de satélite, computadores, mobiliários e sanitários. As unidades móveis de mamografia contam com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista.
Para as mulheres entre 50 e 69 anos de idade, não há necessidade de pedido médico de mamografia para a realização do exame na unidade móvel, que ficará durante pelo menos 15 dias em Rio Claro. Pacientes fora dessa faixa etária também poderão realizar os exames, mas desde que tenham em mãos um pedido médico, que pode ter sido emitido tanto pela rede pública quanto particular.

O governador Geraldo Alckmin verificou com o deputado Aldo Demarchi a situação da SP-316

Já está disponível no portal de internet do Departamento de Estradas de Rodagem (http://www.der.sp.gov.br/website/Licitacoes/editais.aspx) o edital de licitação para as obras de recuperação, melhorias e duplicação da Rodovia Constante Peruchi (SP-316), que liga Rio Claro a Cordeirópolis, passando por Santa Gertrudes. Com o número 007/2014, a Concorrência Internacional terá as propostas abertas em 14 de agosto e inclui ainda nos sete lotes ofertados as rodovias SP-103, SP-245, SPA-003/245, SP-303, SP-312 e SP-322.

O projeto da SP-316 prevê investimentos de R$ 36 milhões nos seus 19,5 quilômetros, desde o início, na confluência com a Rodovia Anhanguera (SP-330), até Rio Claro. Está previsto ainda duplicar aproximadamente 1,6 quilômetro de pista em Cordeirópolis e de pouco menos de 5 quilômetros entre Rio Claro e Santa Gertrudes – trecho em que também será implantada uma ciclovia.

Publicação Mais Antigo »